Do governo à governança: permeabilidade do estado a lógicas privatizantes na educação
RESUMO
O artigo reflete sobre o conceito de permeabilidade do Estado e sistematiza contribuições da literatura sobre as noções de Nova Gestão Pública e Governança, com base em aportes das Ciências Sociais. Também articula a noção de permeabilidade às tendências de gestão no campo educacional e ilustra os conceitos discutidos a partir das iniciativas em curso no Brasil. O texto analisa as lógicas privatizantes que têm sustentando as políticas públicas educacionais, e reconstitui empiricamente as estratégias mobilizadas por atores estatais nas últimas décadas.
SOBRE O DOCUMENTO
- Data de publicação: 03/2018
- Autor(es): Tripodi, Zara Figueiredo
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
- Identificadores: ISSN 0100-1574
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/cp/a/cv7MhFX9nZCtQKKWCQjHKCM/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 27/09/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 26 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial