Neste ensaio discutem-se relações de linguagens em espaços-tempos afro-latinos e afro-americanos, por meio de transições de linguagens contra hegemônicas para a educação política, por meio do ensino de Ciências. Buscam-se, assim, condições de produção de re-existência para o ensino de Ciências, a partir da análise de discurso de linha franco-brasileira, na composição musical "A pele que habito", do rapper afro-latino Baco Exu do Blues, e no discurso "The ballot or the bullet", do ativista afro-americano Malcolm X.
Discursos para reexistência no ensino de Ciências: de Baco Exu do Blues a Malcolm X
Sobre o documento
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): De-Carvalho, Roberth Jesus
- Local de publicação: Bauru
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (Editora)
- Identificadores: ISSN 1516-7313
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/ciedu/a/gWSFSDPrLqZRv8sztv8QWPm/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 12/04/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 13 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição