Neste artigo, objetivou-se elaborar um levantamento documental que contemple as noções de disciplina e biopolítica, visando examinar as relações entre a instituição do Estado como aparelho de governo da vida na modernidade e a expansão da maquinaria educacional, mediante a crescente ampliação dos estudos e das apropriações das noções foucaultianas nesse cenário e da entrada da vida na política e o posicionamento do Estado-nação como forma de ordenamento político e social.
Disciplina, biopolítica y educación: un balance en torno a los estudios foucaultianos en educación
Sobre o documento
- Título original: Disciplina, biopolítica e educação: um balanço em torno dos estudos foucaultianos em educação
- Data de publicação: 2022
- Autor(es): Espinel-Bernal, Oscar
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - UNICAMP (Editora)
- Identificadores: ISSN 1980-6248
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/pp/a/LHXC8yqJDWFqLGnB4JFtjjz/?format=pdf&lang=es
- Data de Acesso à Fonte: 27/10/2022
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 24 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial