O artigo analisa o perfil de diretores das escolas públicas brasileiras, com uso de microdados dos questionários contextuais do SAEB 2007 e 2017, do Inep. Os resultados apontam mudanças de perfil, indicando que, embora predominem o sexo feminino, idade entre 40 e 49 anos, formação em Pedagogia e licenciaturas, há um aumento do percentual dos pós-graduados, reduz-se a participação em formação continuada e cresce aqueles que exercem apenas a função remunerada de diretor. No acesso ao cargo, predomina a indicação.
Diretores escolares do Brasil: mudanças no perfil e na gestão pedagógica no período 2007-2017
Sobre o documento
- Data de publicação: 01/10/2020
- Autor(es): Marinho, Iasmin da Costa | Vidal, Eloisa Maia | Vieira, Sofia Lerche
- Local de publicação: Blumenau
- Instituição(ões) relacionada(s): Pós-Graduação em Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN 1809-0354
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.researchgate.net/profile/Eloisa-Vidal-3/publication/344501439_2020_-_DIRETORES_ESCOLARES_DO_BRASIL_MUDANCAS_NO_PERFIL_E_NA_GESTAO/links/5f7cded0a6fdccfd7b4c8e84/2020-DIRETORES-ESCOLARES-DO-BRASIL-MUDANCAS-NO-PERFIL-E-NA-GESTAO.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 25/10/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 24 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição