Esta pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições e limites da participação de professores de Ciências em um processo formativo desenvolvido a partir da construção de um grupo colaborativo, visando o desenvolvimento profissional dos docentes. Os resultados indicam o desenvolvimento progressivo de formas de colaboração pautadas por níveis crescentes de interdependência entre os docentes; um processo crescente de horizontalização das relações entre os pesquisadores e os demais membros do grupo; a reflexão crítica sobre as práticas, bem como um movimento de mudança em direção à revisão do papel do professor de transmissor para mediador do processo de aprendizagem.
Desenvolvimento profissional docente: contribuições e limites de um processo formativo em um grupo colaborativo de professores de Ciências da rede pública de Juiz de Fora (MG)
Sobre o documento
- Data de publicação: 2017
- Autor(es): Rosa, Fernanda Bassoli
- Local de publicação: Juiz de Fora
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Química - Universidade Federal de Juiz de Fora (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6124/1/fernandabassolirosa.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 28/02/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 282 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição