Esta pesquisa tem por objetivo analisar a problemática da distorção idade/ano nos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola de Sardoá, Minas Gerais. As análises apontaram problemas de rendimento e fluxo, demonstrando relação direta da distorção idade/ano com a cultura da repetência e com ações de correção de fluxo pouco eficazes. Apresentou-se então uma proposta de intervenção, por meio de um conjunto de ações que somadas podem contribuir com a proposta pedagógica da escola.
Desenvolvimento da educação e a cultura da repetência: desafios ao PNE e Ideb
Sobre o documento
- Data de publicação: 2019
- Autor(es): Santos, Reijane Kívia dos
- Local de publicação: Juiz de Fora
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública - UFJF (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11413/1/reijanekiviadossantos.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 29/11/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 104 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-ND - Atribuição/NãoComercial/SemDerivações