Neste artigo, analisa-se os fenômenos de centralização e descentralização na educação em uma comparação internacional no continente latino-americano, especialmente nos países do México, Brasil e Argentina. Por meio do estudo das razões que levaram esses Estados a descentralizar ou desconcentrar a educação, aborda-se a diversidade de histórias e realidades dessas nações federativas. São examinados os movimentos de descentralização e desconcentração que influenciam lógicas específicas de regulamentação de políticas educacionais para analisar os processos de recentralização.
Descentralização e recentralização da educação em uma perspectiva comparativa de três países federais da América Latina
Sobre o documento
- Título original: Descentralización y recentralización educativa en una perspectiva comparada de tres países federales latinoamericanos
- Data de publicação: 2014
- Autor(es): Malgouyres, François
- Local de publicação: Cidade do México
- Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudios Mexicanos y Centroamericanos (Editora)
- Identificadores: ISSN 2007-2392
- Fonte: Abre em uma nova guia https://trace.org.mx/index.php/trace/article/view/50/50
- Data de Acesso à Fonte: 24/01/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 12 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual