Decolonizando o ensino de Língua Inglesa para populações indígenas brasileiras
RESUMO
Este artigo investiga a concepção e os métodos dos currículos de English language teaching (ELT) no contexto da educação indígena brasileira. Este artigo também analisa as contribuições relevantes para a decolonização do ensino de inglês em contextos indígenas a partir de teorias pós-coloniais em educação, perspectivas sobre ELT decolonizado e teoria sociocultural da aprendizagem. Uma argumentação é feita para o desenvolvimento de currículos e de metodologias de ELT em colaboração com professores indígenas, a fim de priorizar suas comunidades, culturas e saberes tradicionais.
Palavras-chave:
Educação pós-colonial; Subalternidade; Educação Indígena; Ensino Decolonizado de Língua Inglesa
SOBRE O DOCUMENTO
- Data de publicação: 2019
- Autor(es): Rodrigues, Walace | Albuquerque, Francisco Edviges | Miller, Michol
- Local de publicação: Porto Alegre
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - UFRGS (Editora)
- Identificadores: ISSN 0100-3143
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/edreal/a/43bj8bSQDpQYPjQTX9jK9jb/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 25/07/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 15 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição