Este artigo pretende discutir os fundamentos filosóficos e políticos da educação, a partir da perspectiva materialista dialético-histórica. Tem por objetivo refletir no sentido de desafiar os discursos e práticas e sua defesa do estado atual de coisas - fundamentados no liberalismo político e no modo de produção capitalista - e a questão da alienação, da ideologia e suas implicações na educação. Por fim, discute a possibilidade e a necessidade da construção da sociedade politicamente emancipada.
Decifra-me ou eu te devoro! - os fundamentos socioeconômico - culturais do modo de produção capitalista e suas implicações na história da educação e no trabalho educativo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2017
- Autor(es): Souza, Antonio Carlos | Nunes, Cesar A. A.
- Local de publicação: Londrina
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Estadual de Londrina (Editora)
- Identificadores: ISSN 2448-0320
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/30337/22847
- Data de Acesso à Fonte: 03/09/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 16 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial