O presente trabalho centra-se na análise da gestão escolar, tendo como foco a materialização das formas de gestão democrática a partir dos elementos: Conselho Escolar, Projeto Político Pedagógico e Provimento dos Diretores, observando o Índice de Condições de Gestão criado pelo Núcleo de Políticas Educacionais da Universidade Federal do Paraná. Os resultados apontam que os mecanismos relacionados às condições do exercício democrático participativo precisam ser mais estáveis, para legitimar e fortalecer a ação social e política.
Da proposição à materialização da gestão escolar: um estudo transversal entre nove casos
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 2015
- Autor(es): Anciutti, Marta Clediane Rodrigues
- Local de publicação: Curitiba
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - UFPR (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/39109/R%20-%20D%20-%20MARTA%20CLEDIANE%20RODRIGUES%20ANCIUTTI.pdf?sequence=2&isAllowed=y
- Data de Acesso à Fonte: 13/12/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 179 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados