No artigo, abordou-se a discussão das relações entre ensinar e avaliar e evidenciou-se o papel do currículo como referência obrigatória da avaliação. Também apresentou-se os dilemas acerca do currículo da Educação Básica e suas consequências para os sistemas de avaliação. Apresentou-se as construções e os referenciais da avaliação que são baseados em currículos pressupostos ou explícitos, a função e a análise de seus resultados, seu impacto nas políticas de formação de professores e na melhoria da aprendizagem dos estudantes.
Currículo e avaliação: uma articulação necessária a favor da aprendizagem
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 06/2009
- Autor(es): Fini, Maria Inês
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Seade (Editora)
- Identificadores: ISSN 0102-8839
- Fonte: Abre em uma nova guia http://produtos.seade.gov.br/produtos/spp/v23n01/v23n01_05.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 10/04/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 16 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados