Artigo

Cultura africana e afro-brasileira e o ensino de química: estudos sobre desigualdades de raça e gênero e a produção científica

RESUMO

Este artigo analisa o design e o desenvolvimento de uma Intervenção Pedagógica (IP) que busca contribuir para a formação de professores de Química capazes de operacionalizar a Lei 10.639, e evidenciar a contribuição de pesquisadoras negras na construção do conhecimento científico. Os resultados demostram que a IP representa o contato consciente com uma Ciência não hegemônica e eurocêntrica, e institui processos de constituição de professores capazes de (re)criar práticas que articulem os conhecimentos químicos e as africanidades no ensino de Química.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2018
  • Autor(es): Benite, Anna Maria Canavarro | Bastos, Morgana Abranches | Vargas, Regina Nobre | Fernandes, Fernanda Silva
  • Diretor(es) e/ou Entrevistador(es): Faustino, Gustavo Augusto Assis
  • Local de publicação: Belo Horizonte
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da UFMG (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1982-6621
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/edur/a/dqNNc8zT3dv6hx6xLBwx4Zj/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 18/06/2023
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 36 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição

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