Este artigo analisa o design e o desenvolvimento de uma Intervenção Pedagógica (IP) que busca contribuir para a formação de professores de Química capazes de operacionalizar a Lei 10.639, e evidenciar a contribuição de pesquisadoras negras na construção do conhecimento científico. Os resultados demostram que a IP representa o contato consciente com uma Ciência não hegemônica e eurocêntrica, e institui processos de constituição de professores capazes de (re)criar práticas que articulem os conhecimentos químicos e as africanidades no ensino de Química.
Cultura africana e afro-brasileira e o ensino de química: estudos sobre desigualdades de raça e gênero e a produção científica
Sobre o documento
- Data de publicação: 2018
- Autor(es): Benite, Anna Maria Canavarro | Bastos, Morgana Abranches | Vargas, Regina Nobre | Fernandes, Fernanda Silva
- Diretor(es) e/ou Entrevistador(es): Faustino, Gustavo Augusto Assis
- Local de publicação: Belo Horizonte
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da UFMG (Editora)
- Identificadores: ISSN 1982-6621
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/edur/a/dqNNc8zT3dv6hx6xLBwx4Zj/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 18/06/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 36 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição