O artigo apresenta o resultado da pesquisa sobre os determinantes econômicos, políticos e ideológicos na elaboração, aprovação e implementação do atual Plano Nacional de Educação (2014-2024). Conclui-se que o PNE é expressão do papel contraditório que desempenha a educação brasileira, produzindo na sociedade ideias, valores e práticas emancipatórias ou de dominação, colonização, ou seja, de luta de classes, o que aponta a necessidade de intensificar a luta por políticas públicas emancipatórias.
Contradições e desafios econômico-político-ideológicos do Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024
Sobre o documento
- Data de publicação: 05/12/2017
- Autor(es): Souza, Antonio Carlos | Nunes, Cesar A. A.
- Local de publicação: Pouso Alegre
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade do Vale do Sapucaí (Editora)
- Identificadores: ISSN 2448-2803
- Fonte: Abre em uma nova guia http://ojs.univas.edu.br/index.php/argumentosproeducacao/article/view/258/188
- Data de Acesso à Fonte: 24/08/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 23 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual