Artigo

Contradições e desafios econômico-político-ideológicos do Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024

Resumo

O artigo apresenta o resultado da pesquisa sobre os determinantes econômicos, políticos e ideológicos na elaboração, aprovação e implementação do atual Plano Nacional de Educação (2014-2024). Conclui-se que o PNE é expressão do papel contraditório que desempenha a educação brasileira, produzindo na sociedade ideias, valores e práticas emancipatórias ou de dominação, colonização, ou seja, de luta de classes, o que aponta a necessidade de intensificar a luta por políticas públicas emancipatórias.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 05/12/2017
  • Autor(es): Souza, Antonio Carlos | Nunes, Cesar A. A.
  • Local de publicação: Pouso Alegre
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade do Vale do Sapucaí (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2448-2803
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://ojs.univas.edu.br/index.php/argumentosproeducacao/article/view/258/188
  • Data de Acesso à Fonte: 24/08/2021
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 23 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual