O artigo propõe uma reflexão sobre o modo de resolver os conflitos na escola em duas perspectivas (tradicional e construtivista) e uma análise da formação moral dos estudantes. Os resultados indicam que nas escolas mais tradicionais os processos favorecem a manutenção de altos níveis de heteronomia nos estudantes. Nas escolas em que a concepção de que conflitos são naturais, que podem ser oportunidades para trabalhar os valores e regras e com intervenções coerentes, houve melhoria das relações interpessoais e o desenvolvimento da autorregulação.
Construindo a autonomia moral na escola: os conflitos interpessoais e a aprendizagem dos valores
Sobre o documento
- Data de publicação: 2009
 - Autor(es): Vinha, Telma Pileggi | Tognetta, Luciene Regina Paulino
 - Local de publicação: Curitiba
 - Instituição(ões) relacionada(s): Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Editora)
 - Identificadores: ISSN 1518-3483
 - Fonte: Abre em uma nova guia http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v09n28/v09n28a09.pdf
 - Data de Acesso à Fonte: 02/10/2023
 - Suporte: Texto
 - Tipologia: Artigo
 - Tamanho: 16 páginas
 - Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial