Este estudo busca examinar o papel que os Conselhos Estaduais de Educação (CEEs) assumem nos Planos Estaduais de Educação alinhados ao PNE 2014-2024, seja em relação à gestão estadual dos seus sistemas de ensino, seja, de modo mais específico, em termos da elaboração e consecução do próprio plano. A análise mostra que os CEEs apresentam, desde a sua criação, trajetória histórica declinante, cujos reflexos se fazem observar nesses planos na ausência de protagonismo relativo à sua elaboração, no esvaziamento das competências como órgãos dos Sistemas Estaduais de Ensino e, ainda, na fragilidade referente ao aporte do sistema para sua infraestrutura.
Conselhos Estaduais de Educação nos Novos Planos Estaduais de Educação
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 06/2018
- Autor(es): Oliveira, Rosimar de Fátima | Souza, Donaldo Bello de | Câmara, Adriane Peixoto
- Local de publicação: Porto Alegre
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - UFRGS (Editora)
- Identificadores: ISSN 0100-3143
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/edreal/a/GjrFHMyfQd66SRZtwRMm4gk/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 12/09/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 22 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição