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Conselhos Estaduais de Educação nos Novos Planos Estaduais de Educação

Resumo

Este estudo busca examinar o papel que os Conselhos Estaduais de Educação (CEEs) assumem nos Planos Estaduais de Educação alinhados ao PNE 2014-2024, seja em relação à gestão estadual dos seus sistemas de ensino, seja, de modo mais específico, em termos da elaboração e consecução do próprio plano. A análise mostra que os CEEs apresentam, desde a sua criação, trajetória histórica declinante, cujos reflexos se fazem observar nesses planos na ausência de protagonismo relativo à sua elaboração, no esvaziamento das competências como órgãos dos Sistemas Estaduais de Ensino e, ainda, na fragilidade referente ao aporte do sistema para sua infraestrutura.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 06/2018
  • Autor(es): Oliveira, Rosimar de Fátima | Souza, Donaldo Bello de | Câmara, Adriane Peixoto
  • Local de publicação: Porto Alegre
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - UFRGS (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0100-3143
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/edreal/a/GjrFHMyfQd66SRZtwRMm4gk/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 12/09/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 22 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição