Esta pesquisa apresenta uma revisão sistemática da produção de conhecimentos sobre o conceito de Comunidade de Prática (CoP) vinculado à formação de professores de Ciências nos últimos 20 anos, em pesquisas realizadas no Brasil e em Portugal. Tem o objetivo de identificar as principais características das pesquisas que abordam o conceito de CoP como cenário formativo de professores. Os resultados mostram que as pesquisas sobre o tema consideram as Comunidade de Prática como uma ferramenta teórica-analítica, mas também como uma estratégia projetada para promover aprendizagens, constituindo-se como um espaço mais democrático e horizontal de formação de professores de Ciências.
Comunidade de Prática em revisão: a formação de professores de Ciências em pesquisas no Brasil e em Portugal
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2023
- Autor(es): Oliveira, Anderson Marinho de | Prata, Rita Vilanova
- Local de publicação: Belo Horizonte
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da UFMG (Editora)
- Identificadores: ISSN 1983-2117
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/epec/a/LBFQhSMphQ9GcTtvBq4zH3v/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 08/03/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 23 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição