O artigo tem por objetico compreender como a educação escolarizada está sendo convocada pelas políticas públicas a operar com a centralidade da aprendizagem, a partir da análise de políticas nacionais e internacionais, problematizando o conceito de aprendizagem. Os resultados mostram o caráter empresarial das políticas que determinam as práticas escolares. Reitera-se o compromisso ético com a defesa da condição política e pública da escola, a fim de contribuir para a diminuição das condições de vulnerabilidade social.
Competências e direito de aprendizagem: protagonismo e vulnerabilidade
Sobre o documento
- Data de publicação: 08/2021
- Autor(es): Loureiro, Carine Bueira | Kraemer, Graciele Marjana | Lopes, Maura Corcini
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudos Educação e Sociedade (Editora)
- Identificadores: ISSN 0101-3262
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/ccedes/a/hM9JkTKx4FjkGzgSjtsbD8j/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 27/10/2022
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 11 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição