Dissertação

“Bora animar o grupo!”: a construção de uma comunidade de prática virtual em um Instituto Federal de Ensino

RESUMO

A dissertação investigou a contribuição educacional das Tecnologias Móveis e Sem Fio nas interações entre estudantes e um professor do Ensino Médio, realizado em um campus de um Instituto Federal, em Minas Gerais, com foco para os usos desses sujeitos do aplicativo WhatsApp. Identificou-se que as interações em grupos de WhatsApp tendiam a não ter uma influência significativa para o processo de ensino e aprendizagem na sala de aula, mas, fora dela, as interações se revelaram como uma Comunidade de Prática on-line.

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.