Neste artigo, analisou-se como os índices educacionais obtidos em avaliações externas, com aplicação de provas em larga escala, refletem em escolas do município de Óbidos, no Pará. Os resultados apontam para a existência de chamada “Política de Resultados”, que pode ser constatada nas ações de recompensas ou punições e divulgação de imagens boas ou ruins das escolas nas mídias, bem como a desvalorização profissional dos docentes e gestores. Tais iniciativas podem contribuir para a precarização do ensino.
Avaliação educacional ou política de resultados?
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2020
- Autor(es): Soares, Lucas de Vasconcelos | Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa
- Local de publicação: Fortaleza
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Estadual do Ceará (Editora)
- Identificadores: ISSN 2448-3583
- Fonte: Abre em uma nova guia https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2951/2785
- Data de Acesso à Fonte: 13/12/2022
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 24 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição