Dissertação

Autogestão e educação: um estudo sobre a apropriação da categoria socialista pelas doutrinas gerencialistas aplicadas à administração escolar

RESUMO

Esta pesquisa analisa o processo de apropriação da categoria autogestão - forjada a partir da prática de resistências dos trabalhadores - e sua posterior ressignificação pelas doutrinas gerencialistas neoliberais e de psicologia organizacional aplicadas no mundo do trabalho e na administração escolar. Busca demonstrar os elementos ideológicos existentes nesse processo, demonstrando caráter antagônico de duas grandes concepções de autogestão: a perspectiva progressista e a do neoliberalismo.

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.