Esta pesquisa analisa o processo de apropriação da categoria autogestão - forjada a partir da prática de resistências dos trabalhadores - e sua posterior ressignificação pelas doutrinas gerencialistas neoliberais e de psicologia organizacional aplicadas no mundo do trabalho e na administração escolar. Busca demonstrar os elementos ideológicos existentes nesse processo, demonstrando caráter antagônico de duas grandes concepções de autogestão: a perspectiva progressista e a do neoliberalismo.
Autogestão e educação: um estudo sobre a apropriação da categoria socialista pelas doutrinas gerencialistas aplicadas à administração escolar
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 2014
- Autor(es): Aquino, Alysson Eduardo de Carvalho
- Local de publicação: Curitiba
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - UFPR (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/57352/R%20-%20D%20-%20ALYSSON%20EDUARDO%20DE%20CARVALHO%20AQUINO.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- Data de Acesso à Fonte: 06/12/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 239 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados