O artigo busca refletir sobre a maneira como a área de Educação em Ciências pode se articular para dar conta das questões que se impõem na contemporaneidade, como a disseminação da Covid-19, a mutação climática, o aumento das desigualdades sociais e o avanço da necropolítica. Para os autores, a Educação em Ciências precisa 'aterrar' e é necessário se aliar diplomaticamente aos atores do antigo eixo 'absolutista / relativista'. No entanto, defendem que o protagonista no Antropoceno não será mais a Europa, mas o Sul político e epistemológico do mundo, e a educação em Ciências brasileira pode ter papel crucial nesse movimento.
Aterrando no sul: uma proposta político-epistemológica para a área de educação em Ciências do Antropoceno
Sobre o documento
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Lima, Nathan Willig | Nascimento, Matheus Monteiro
- Local de publicação: Bauru
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (Editora)
- Identificadores: ISSN 1516-7313
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/ciedu/a/VDpyfDhmfr9988dKyvRbFvJ/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 12/04/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 16 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição