O busca realizar uma discussão sobre educação, a partir da constatação de que a sociedade contemporânea, apesar dos avanços na comunicação, interação, informação e conhecimento, ainda não consegue superar os problemas humanos, exigindo para problemas novos, velhos argumentos, reflexões e conceitos, pois são velhas as soluções. O autor considera que esse processo se intensificou naquilo que Giddens conceituou como mecanismos de desencaixe e figuras simbólicas, levando a um agravamento da insegurança ontológica do eu e, por consequência, a uma certa crise ética. Essa perspectiva desafia a educação e a formação humana a se repensar diante da fragilização da autoidentidade.
As velhas novas perspectivas educativas frente à crise ética
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 10/2019
- Autor(es): Neitzel, Odair
- Local de publicação: Curitiba
- Instituição(ões) relacionada(s): Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (Editora)
- Identificadores: ISSN 0104-4060
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/er/a/gJpRfHq6sLCKQzht4p7WYsm/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 24/05/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 18 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição