Este artigo tem por objetivo estabelecer aproximações entre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a lei estadunidense No Child Left Behind, por meio da análise de fontes governamentais, jornalísticas e acadêmicas. Os resultados apontam indícios que sinalizam para a influência da referida lei na construção do Ideb como política pública nacional de avaliação da Educação Básica, mostrando que, apesar de o indicador possuir características próprias para retratar a realidade educacional brasileira, há uma convergência na concepção de qualidade que se encontra, sobretudo, atrelada à capacidade de produzir resultados quantitativos.
Aproximações entre a No Child Left Behind e o Ideb/Brasil - contribuições para um debate
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2023
- Autor(es): Soares, Denilson Junio Marques | Soares, Talita Emidio Andrade | Santos, Wagner dos
- Local de publicação: Araraquara
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Ciências e Letras - Unesp - Campus de Araraquara (Editora)
- Identificadores: ISSN 1982-5587
- Fonte: Abre em uma nova guia https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16848/15741
- Data de Acesso à Fonte: 04/04/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 24 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual