O texto discute as estruturas e dinâmicas da gestão escolar e seu vínculo com a qualidade da educação. A pesquisa foi desenvolvida em uma rede pública de Educação Básica de um município do Rio Grande do Sul, ao longo de quatro anos (2010-2014). Os achados da pesquisa problematizam os vínculos entre a gestão escolar e a qualidade da educação, que são de ordem endógena: práticas de gestão, sujeitos e cotidiano escolar; e exógena: estruturas burocráticas, avaliações em larga escala e formação docente.
Agendas da Educação Básica: gestão escolar e qualidade da educação
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 04/2015
- Autor(es): Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira | Silveira, Carmem Lucia Albrecht da
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Política e Administração da Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN 1678-166X
- Fonte: Abre em uma nova guia https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/58922/35199
- Data de Acesso à Fonte: 03/11/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 13 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial