Este estudo aborda a questão “Como é construída uma liderança escolar eficaz no contexto educacional multifacetado do Vietnã moderno?” e realiza um estudo de caso em três escolas vietnamitas para analisar como a liderança principal é construída nestes ambientes. A pesquisa descreve como os temas de liderança de gestão de relacionamentos, preservação da harmonia e capacitação dos professores são moldados por forças institucionais, políticas e socioculturais na sociedade vietnamita. Os resultados indicam a importância de contextualizar a liderança, a fim de compreender as diferenças na forma como a “liderança escolar eficaz” é construída e compreendida nas diferentes sociedades.
“Acima deve estar acima e abaixo deve estar abaixo”: promulgação da liderança escolar relacional no Vietnã
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Título original: “Above must be above, and below must be below”: enactment of relational school leadership in Vietnam
- Data de publicação: 11/2016
- Autor(es): Hallinger, Filipe | Thang, Truong Dinh
- Instituição(ões) relacionada(s): Education Research Institute - Seoul National University (Editora)
- Identificadores: ISSN 1598-1037
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.researchgate.net/publication/309690453_Above_must_be_above_and_below_must_be_below_enactment_of_relational_school_leadership_in_Vietnam
- Data de Acesso à Fonte: 13/03/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 15 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados