Artigo

A utilização do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) pelos gestores escolares - Desafios da qualidade da educação

RESUMO

O artigo tem por objetivo problematizar a utilização do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) pelos gestores escolares e reflete sobre a perspectiva de qualidade de gestores escolares de duas escolas municipais de Floriano - Piauí. Os resultados indicam a possibilidade de estender ampliar o uso dos indicadores do Ideb para além do sistema de bonificação, ampliando a perspectiva de avaliação em espaços de gestão escolar, por meio do fomento de políticas públicas que possibilitem melhorar as condições de infraestrutura e espaços de formação dos gestores.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 12/2022
  • Autor(es): França, Somario de Oliveira | Alves, Kallyne Kafuri | Duarte, Ana Lúcia Cunha
  • Local de publicação: Araraquara
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Ciências e Letras - Unesp - Campus de Araraquara (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1982-5587
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/issue/view/842
  • Data de Acesso à Fonte: 05/04/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 17 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual

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Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação