Este artigo discute a relação entre a Lei n.º 13.415/2017, a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Busca analisar a Reforma do Ensino Médio, destacando as audiências públicas, os elementos controversos na proposta para formação e expondo a sua vinculação com organismos internacionais no direcionamento neoliberal. Os resultados mostram que a reforma traz traços reacionários e de acentuação da desigualdade educacional que impactam a formação da juventude e o trabalho desenvolvido pela escola.
A tríade da Reforma do Ensino Médio brasileiro: Lei nº 13.415/2017, BNCC e DCNEM
Sobre o documento
- Data de publicação: 2020
- Autor(es): Koepsel, Eliana Claudia Navarro | Garcia, Sandra Regina de Oliveira | Czernisz, Eliane Cleide da Silva
- Local de publicação: Belo Horizonte
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da UFMG (Editora)
- Identificadores: ISSN 0102-4698
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/edur/a/WzZ7F8ztWTshJbyS9gFdddn/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 04/06/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 14 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição