Artigo

La investigación acción como estrategia de reflexión, mejora y cambio en la práctica docente de la enseñanza de lenguas

RESUMO

Esta pesquisa apresenta os resultados de uma investigação sobre o uso da pesquisa-ação (IA) como estratégia de reflexão, melhoria e mudança em um programa de formação de professores de línguas estrangeiras em uma universidade no oeste do México. Os resultados mostram que a IA auxilia os professores em formação a identificar problemas em sua prática por meio da reflexão e melhorar o processo de ensino-aprendizagem de línguas, além de favorecer a formação acadêmico-pesquisadora, embora os achados também revelem a complexidade que um projeto de IA pode representar para estudantes universitários.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Título original: A pesquisa-ação como estratégia para reflexão, aprimoramento e mudança na prática docente do ensino de línguas
  • Data de publicação: 06/2022
  • Autor(es): Peralta-Castro, Fernando | Mayoral-Valdivia, Pedro José
  • Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudios e Investigaciones para el Desarrollo Docente (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2007-7467
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.org.mx/pdf/ride/v12n24/2007-7467-ride-12-24-e019.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 08/03/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 25 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição

ITENS RELACIONADOS

Ride - Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo