Tese

A influência do movimento Escola Sem Partido no debate educacional brasileiro: da suposta neutralidade a defesa do homeschooling (2004-2020)

RESUMO

Esta pesquisa busca analisar historicamente o Movimento Escola Sem Partido (MESP) e localizar o papel que cumpre o aparelho privado de hegemonia no interior da frente liberal ultraconservadora no Brasil e suas relações com outros aparelhos privados de hegemonia. Os resultados mostram o desenvolvimento do MESP, de suas origens ainda no ano de 2004 até os dias atuais, evidenciando sua liderança nas ações da frente liberal ultraconservadora em defesa da existência de “ideologia de gênero”, do homeschooling e da militarização das escolas.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2021
  • Autor(es): Paiva, Gabriel de Abreu Gonçalves de
  • Local de publicação: Marechal Cândido Rondon
  • Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em História, Poder e Práticas Sociais - Unioeste Paraná (Editora)
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://tede.unioeste.br/bitstream/tede/5805/5/Gabriel_Paiva_2021.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 29/04/2023
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Tese
  • Tamanho: 367 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição