Artigo

A implementação do Pronatec e as implicações na política de educação profissional: o prescrito e o efetivado

Resumo

Este artigo buscou investigar o cumprimento dos objetivos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), criado pela Lei n° 12.513/2011, e elucidar as implicações dessa implementação com dados de 2011 a 2017. Os resultados mostram, no primeiro momento, a oferta majoritária dos cursos FIC, o segundo, em que se percebe o declínio na oferta do programa, e o terceiro momento, a partir de 2017, em que a ênfase se coloca nos cursos técnicos como base para a implementação da Reforma do Ensino Médio. 

 

 


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2022
  • Autor(es): Moura, Dante Henrique | Silva, Danilma de Medeiros
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - USP (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1517-9702
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/ep/a/pLKbmV8cm7PC37ByM6XM6wb/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 21/10/2022
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 20 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial