Neste artigo, busca-se investigar se há algum sentido na noção de história das disciplinas escolares; se a história das diferentes disciplinas apresenta analogias, traços comuns. E, ainda, se a observação histórica permite descobrir regras de funcionamento, seja de um ou mais modelos disciplinares, dos quais o conhecimento e a exploração poderiam ser de qualquer utilidade nos debates pedagógicos de hoje e de amanhã. Tradução de Paulo Ricardo da Silva Rosa.
A história das disciplinas escolares: Reflexões sobre um domínio de pesquisa
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Título original: L'histoire des disciplines scolaires: Réflexions sur un domaine de recherche
- Data de publicação: 1988
- Autor(es): Chervel, André
- Local de publicação: França
- Instituição(ões) relacionada(s): Université de Lyon (Editora)
- Identificadores: ISSN 2102-5452
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.jstor.org/stable/41159091
- Data de Acesso à Fonte: 02/07/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 54 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados