Artigo

A história das disciplinas escolares: Reflexões sobre um domínio de pesquisa

Resumo

Neste artigo, busca-se investigar se há algum sentido na noção de história das disciplinas escolares; se a história das diferentes disciplinas apresenta analogias, traços comuns. E, ainda, se a observação histórica permite descobrir regras de funcionamento, seja de um ou mais modelos disciplinares, dos quais o conhecimento e a exploração poderiam ser de qualquer utilidade nos debates pedagógicos de hoje e de amanhã. Tradução de Paulo Ricardo da Silva Rosa.

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.


Sobre o documento

  • Título original: L'histoire des disciplines scolaires: Réflexions sur un domaine de recherche
  • Data de publicação: 1988
  • Autor(es): Chervel, André
  • Local de publicação: França
  • Instituição(ões) relacionada(s): Université de Lyon (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2102-5452
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.jstor.org/stable/41159091
  • Data de Acesso à Fonte: 02/07/2023
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 54 páginas
  • Tipo Licença: Todos os direitos reservados