Esta pesquisa analisa de que forma o trabalho da equipe gestora interfere na qualidade das escolas. Os resultados apontam que o modelo de governo pautado nos princípios do Neoliberalismo, através da Nova Gestão Pública, intefere nas formas das equipes diretivas organizarem as instituições escolares. Tais mecanismos afastam as equipes de modos democráticos de gestão escolar e as aproxima de modos gerencialistas pautados em princípios como eficiência, produtividade mensurada em avaliações externas, regulação e controle do trabalho docente.
A gestão escolar como elemento de qualidade da educação pública: limites e possibilidades
Sobre o documento
- Data de publicação: 2019
- Autor(es): Silva, Fernanda Arndt Mesenburg da
- Local de publicação: Pelotas
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Pelotas (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://guaiaca.ufpel.edu.br/bitstream/prefix/5648/1/Fernanda%20Arndt%20Mesenburg_Dissertacao.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 10/01/2022
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 182 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição