A escola, o adolescente em medida socioeducativa e as violências simbólica, institucional e estrutural: reflexões sobre a conservação das desigualdades sociais
RESUMO
Neste pesquisa, investigou-se a relação da escola com o adolescente em cumprimento de medida socioeducativa, analisando o atravessamento das violências simbólica, institucional e estrutural no processo de escolarização. Os resultados apontam para a percepção de que, sobretudo a violência simbólica reproduz as desigualdades sociais, bem como para a compreensão de que a violência não se encerra nos sujeitos que a cometem, assim como não se encerra na instituição escolar, são para além, fazem parte da estrutura social, refletida na instituição escolar.
SOBRE O DOCUMENTO
- Data de publicação: 2022
- Autor(es): Teixeira, Mariana da Fonseca Baroni
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/55402/mariana_fonseca_baroni_teixeira_ensp_mest_2022.pdf?sequence=2&isAllowed=y
- Data de Acesso à Fonte: 01/05/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 100 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial