Esta pesquisa busca problematizar as lógicas que produzem a entrada da polícia militar na escola e a militarização do ambiente pedagógico em nome da pacificação como estratégia de governamentalidade da população, no Estado do Rio de Janeiro. Por meio de um programa de governo, a escola recebe a Polícia Militar, que é incorporada ao quadro técnico como procedimento pedagógico. Os resultados mostram a demanda pela polícia e as resistências discentes às relações de poder que compõe subjetividades contemporâneas repletas de ódio e criminalizadoras da pobreza.
A educação sitiada: policiamento e polícia em uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro
Resumo
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Sobre o documento
- Data de publicação: 2016
- Autor(es): Oliveira, Luan Sávio de Castro
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana - UERJ (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.bdtd.uerj.br:8443/bitstream/1/14961/1/Dissert_Luan%20Savio%20de%20C%20Oliveira.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 19/04/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 141 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados