Artigo

A Educação Física no Ensino Médio e os exames estandardizados: uma análise das questões do Enem

RESUMO

O artigo analisa as questões do novo Enem que apresentam objetos de conhecimento da Educação Física, compreendendo as relações que se estabelecem por e entre as áreas do conhecimento mediadas pelas competências e habilidades. As fontes são compostas por questões relacionadas com a área (2009 a 2017) e documentos do exame. Os resultados mostram que a interação entre os objetivos da área de Linguagens e suas Tecnologias, promovida pelo exame, permite compreender a Educação Física dentro de um contexto amplo de formação, para além do saberes de domínio.

 

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2021
  • Autor(es): Marques, Rodrigo | Gama, Jean Carlos Freitas | Oliveira Júnior, Geraldo Luzia | Ferreira Neto, Amarílio | Santos, Wagner dos
  • Local de publicação: Porto Alegre
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0104-754X
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/mov/a/QmxdKqZypgKXz8hBntFgWPP/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 06/08/2023
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 21 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial

ITENS RELACIONADOS

Movimento