A Educação Física no Ensino Médio e os exames estandardizados: uma análise das questões do Enem
RESUMO
O artigo analisa as questões do novo Enem que apresentam objetos de conhecimento da Educação Física, compreendendo as relações que se estabelecem por e entre as áreas do conhecimento mediadas pelas competências e habilidades. As fontes são compostas por questões relacionadas com a área (2009 a 2017) e documentos do exame. Os resultados mostram que a interação entre os objetivos da área de Linguagens e suas Tecnologias, promovida pelo exame, permite compreender a Educação Física dentro de um contexto amplo de formação, para além do saberes de domínio.
SOBRE O DOCUMENTO
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Marques, Rodrigo | Gama, Jean Carlos Freitas | Oliveira Júnior, Geraldo Luzia | Ferreira Neto, Amarílio | Santos, Wagner dos
- Local de publicação: Porto Alegre
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Editora)
- Identificadores: ISSN 0104-754X
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/mov/a/QmxdKqZypgKXz8hBntFgWPP/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 06/08/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 21 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial