Este artigo busca identificar o lugar da criança negra em documentos destinados à orientação para a educação pré-escolar publicados pelo Ministério da Educação (MEC) entre 1960 e 2000. Os resultados mostram a invisibilidade das relações étnico-raciais nesses documentos oficiais por quase quatro décadas, explicitada na negação da criança negra nos documentos, situação que se rompe somente em 1997, com a primeira publicação nacional endereçada à creche. O estudo contribui para reconhecer que as produções científicas sobre infância e educação infantil no contexto histórico da educação brasileira são pressupostos teórico-metodológicos necessários para incluir a diversidade racial na organização do trabalho pedagógico da educação infantil.
A criança negra e os documentos publicados pelo Ministério da Educação no período de 1960 a 2000
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2023
- Autor(es): Oliveira, Anatália Dejane Silva de | Nogueira, Ari Fernandes Santos
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Editora)
- Identificadores: ISSN 0034-7183
- Fonte: Abre em uma nova guia https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5413/4260
- Data de Acesso à Fonte: 14/08/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 16 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição