Neste artigo, buscou-se examinar como a consolidação da mentalidade escolarizada articula-se ao fracasso da escola e de que modo isso prejudica a autoridade do professor, gerando a possibilidade de emergência da escola militarizada. Os resultados mostram que a manutenção do mito da escolarização, por meio da difusão da ideia de que a crise da educação é de caráter técnico, conduz a iniciativas de intensificação de formas de avaliação do processo de ensino-aprendizagem e à militarização das escolas como forma de conter a violência.
A autoridade do professor na sociedade escolarizada
Sobre o documento
- Data de publicação: 06/2020
- Autor(es): Tunes, Elizabeth | Prestes, Zoia
- Local de publicação: Niterói
- Instituição(ões) relacionada(s): Departamento de Psicologia - UFF (Editora)
- Identificadores: ISSN 1984-0292
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/fractal/a/kBZ9c3JRstQ8FVcfB9qJktB/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 16/04/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 5 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição