O artigo apresenta conceitos, pressupostos e modelos da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e tem o objetivo de mostrar as vantagens dessa teoria para elaborar testes educacionais mais válidos e determinar resultados mais confiáveis para as avaliações de larga escala, com a finalidade de auxiliar gestores na tomada de decisões relacionadas à avaliação de larga escala, tendo em vista o caso particular do eixo avaliação de desempenho do Sistema Permanente de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.
A aplicabilidade da Teoria de Resposta ao Item nos processos relacionados à avaliação de desempenho de estudantes de Educação Básica
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 03/2021
- Autor(es): Souza, Josué Sergio de | Gonçalves, Lukelly Fernanda Amaral | Ferreira, Ramon Silva | Alves, Luana Lopes dos Santos | Paiva, Luiz Carlos de
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (Editora)
- Identificadores: ISSN 2359-2494
- Fonte: Abre em uma nova guia https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1116
- Data de Acesso à Fonte: 13/02/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 13 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados