Artigo

Teorias implícitas sobre o ensino e a aprendizagem

RESUMO

A pesquisa focalizou as teorias implícitas dos professores sobre ensino e aprendizagem. Assumem-se como teorias implícitas: a direta (o conhecimento é cópia da realidade), a interpretativa (o conhecimento reflete a realidade percebida) e a construtivista (conhecimento como construção pessoal). Responderam ao questionário com dilemas sobre situações pedagógicas 468 professores. Concluiu-se que 50,9% dos professores selecionaram respostas construtivistas para os dilemas; 35%, respostas interpretativas; e 13,5%, respostas diretas.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 12/2011
  • Autor(es): Fossatti, Paulo | Sarmento, Dirléia Fanfa | Silva, Santiago Amurrio
  • Local de publicação: Maringá
  • Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2175-3539
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/pee/v15n2/v15n2a11.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 18/09/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 09 páginas
  • Edição: Volume 15; Número 2
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição