A pesquisa focalizou as teorias implícitas dos professores sobre ensino e aprendizagem. Assumem-se como teorias implícitas: a direta (o conhecimento é cópia da realidade), a interpretativa (o conhecimento reflete a realidade percebida) e a construtivista (conhecimento como construção pessoal). Responderam ao questionário com dilemas sobre situações pedagógicas 468 professores. Concluiu-se que 50,9% dos professores selecionaram respostas construtivistas para os dilemas; 35%, respostas interpretativas; e 13,5%, respostas diretas.
Teorias implícitas sobre o ensino e a aprendizagem
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2011
- Autor(es): Fossatti, Paulo | Sarmento, Dirléia Fanfa | Silva, Santiago Amurrio
- Local de publicação: Maringá
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Editora)
- Identificadores: ISSN 2175-3539
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/pee/v15n2/v15n2a11.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 18/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 09 páginas
- Edição: Volume 15; Número 2
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição