Este ensaio teórico visa discutir como as temporalidades de diferentes acelerações podem contribuir para pensar o espaço e os currículos da escola contemporânea. Utilizando argumentos da Psicologia, discutem-se os efeitos da aceleração nas temporalidades contemporâneas e a distinção entre a escola moderna e a contemporânea. Conclui-se que a experiência temporal da aceleração, produzida pelo neoliberalismo, afeta os processos de subjetivação e os currículos escolares, que apresentam temporalidades aceleradas sincronizadas e dessincronizadas.
Temporalidades aceleradas no neoliberalismo: um olhar para a escola contemporânea
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2024
- Autor(es): Alfaro, Ana María Bermúdez | Fogaça, Fernando
- Local de publicação: João Pessoa
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal da Paraíba (Editora)
- Identificadores: ISSN 1983-1579
- Fonte: Abre em uma nova guia http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/70375
- Data de Acesso à Fonte: 14/02/2025
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 19 páginas
- Edição: Revista Espaço do Currículo, Volume 17, Número 2
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial