Este artigo discute o papel da universidade e da escola enquanto espaços de educação formal de promoção e construção de paz. Parte-se da experiência desenvolvida em duas escolas públicas do Distrito Federal pela Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília (UCB), a partir de 2015 até o presente. Aborda-se o contexto da juventude, a centralidade da liderança juvenil, a educação dos jovens para a cidadania e o confronto com situações de violência e intolerância.
Youth leadership and global citizenship: alternatives for peacebuilding in Brazilian public schools
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 09/2020
- Autor(es): Caliman, Geraldo | Guimaraes-Iosif, Ranilce | Lucena, Jose Ivaldo A. de | Santos, Vanildes Gonçalves dos
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
- Identificadores: ISSN 0104-4036
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/ensaio/a/wR4TH35MmLLvJhb43pkCXYc/?lang=en&format=pdf
- Data de Acesso à Fonte: 06/09/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 23 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial