Artigo

A natureza política da gestão escolar e as disputas pelo poder na escola

RESUMO

Neste artigo, discute-se conceitualmente a gestão escolar, abordando aspectos da sua natureza e objeto, com o objetivo de contribuir com o debate teórico do campo. Conclui-se  que a presença de objetivos e processos institucionais claros e racionais na organização e gestão escolar ou, de outro lado, definições ambíguas desses processos, formas pouco organizadas, pouco consenso e articulação não escondem a natureza política da gestão escolar, pois a ação dos sujeitos neste campo é marcada pela disputa pelo poder.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 04/2012
  • Autor(es): Souza, Ângelo Ricardo de
  • Instituição(ões) relacionada(s): Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1809-449X
  • Fonte: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/rY9xqhfrzkYyVdCXnyHD9TK/?lang=pt&format=pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 21/10/2021
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 18 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial

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Revista Brasileira de Educação