Neste artigo, discute-se conceitualmente a gestão escolar, abordando aspectos da sua natureza e objeto, com o objetivo de contribuir com o debate teórico do campo. Conclui-se que a presença de objetivos e processos institucionais claros e racionais na organização e gestão escolar ou, de outro lado, definições ambíguas desses processos, formas pouco organizadas, pouco consenso e articulação não escondem a natureza política da gestão escolar, pois a ação dos sujeitos neste campo é marcada pela disputa pelo poder.
A natureza política da gestão escolar e as disputas pelo poder na escola
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 04/2012
- Autor(es): Souza, Ângelo Ricardo de
- Instituição(ões) relacionada(s): Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN 1809-449X
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/rbedu/a/rY9xqhfrzkYyVdCXnyHD9TK/?lang=pt&format=pdf
- Data de Acesso à Fonte: 21/10/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 18 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial