Neste artigo, analisam-se qualitativamente os processos de socialização de gênero no interior de oito famílias de setores populares na cidade de São Paulo. Focam-se aspectos que pareceram relevantes na compreensão da trajetória escolar melhor sucedida das meninas. Objetiva-se buscar indicações de que a socialização de gênero no âmbito das famílias de setores populares urbanos favorece nas meninas o desenvolvimento de comportamentos frequentemente desejados pelas escolas, tais como a disciplina, a organização e a obediência.
O sucesso escolar de meninas de camadas populares: qual o papel da socialização familiar?
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 09/2014
- Autor(es): Carvalho, Marília Pinto de | Loges, Tatiana Avila | Senkevics, Adriano Souza
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - USP (Editora)
- Identificadores: ISSN 1678-4634
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/ep/a/NR3gPgqfCZHvMJ7rNnznjnF/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 19/11/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 18 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial