Artigo

O sucesso escolar de meninas de camadas populares: qual o papel da socialização familiar?

RESUMO

Neste artigo, analisam-se qualitativamente os processos de socialização de gênero no interior de oito famílias de setores populares na cidade de São Paulo. Focam-se aspectos que pareceram relevantes na compreensão da trajetória escolar melhor sucedida das meninas. Objetiva-se buscar indicações de que a socialização de gênero no âmbito das famílias de setores populares urbanos favorece nas meninas o desenvolvimento de comportamentos frequentemente desejados pelas escolas, tais como a disciplina, a organização e a obediência.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 09/2014
  • Autor(es): Carvalho, Marília Pinto de | Loges, Tatiana Avila | Senkevics, Adriano Souza
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - USP (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1678-4634
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/ep/a/NR3gPgqfCZHvMJ7rNnznjnF/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 19/11/2021
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 18 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial

ITENS RELACIONADOS

Educação e Pesquisa - Volume 40; Número 3