Neste artigo, objetiva-se compreender como diferenças de gênero nas perspectivas de futuro de meninas e meninos podem estar relacionadas com o sucesso escolar das primeiras. Analisa-se como as garotas tendem a apresentar aspirações profissionais mais bem definidas e voltadas para carreiras que exigem maior qualificação profissional e um prolongamento da escolarização. E conclui-se que essas expectativas contrastam com as inúmeras restrições vividas pelas meninas em seu cotidiano, mas repercutem positivamente no empenho delas em sua vida escolar.
"O que você quer ser quando crescer?" - Escolarização e gênero entre crianças de camadas populares urbanas
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 04/2016
- Autor(es): Senkevics, Adriano Souza | Carvalho, Marília Pinto
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Editora)
- Identificadores: ISSN 2176-6681
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/rbeped/a/FzJHcfsSPs93DP8bbFg5ypF/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 19/11/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 16 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial