"O que você quer ser quando crescer?" - Escolarização e gênero entre crianças de camadas populares urbanas
RESUMO
Neste artigo, objetiva-se compreender como diferenças de gênero nas perspectivas de futuro de meninas e meninos podem estar relacionadas com o sucesso escolar das primeiras. Analisa-se como as garotas tendem a apresentar aspirações profissionais mais bem definidas e voltadas para carreiras que exigem maior qualificação profissional e um prolongamento da escolarização. E conclui-se que essas expectativas contrastam com as inúmeras restrições vividas pelas meninas em seu cotidiano, mas repercutem positivamente no empenho delas em sua vida escolar.
SOBRE O DOCUMENTO
- Data de publicação: 04/2016
- Autor(es): Senkevics, Adriano Souza | Carvalho, Marília Pinto
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Editora)
- Identificadores: ISSN 2176-6681
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/rbeped/a/FzJHcfsSPs93DP8bbFg5ypF/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 19/11/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 16 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial