Esta tese visa investigar de que maneira a escola traduz as concepções de mundo das comunidades quilombolas para o currículo escolar. A hipótese é a de que o currículo nessas escolas quilombolas do Paraná sufoca a voz dos sujeitos quilombolas, torna folclóricos seus saberes tradicionais, ignora a dinâmica social destas comunidades. Também revela a percepção das lideranças quilombolas e o sentimento de que a escola quilombola pertence à comunidade quilombola.
O currículo em escolas quilombolas do Paraná: a possibilidade de um modo de ser, ver e dialogar com o mundo.
Resumo
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Sobre o documento
- Data de publicação: 2014
- Autor(es): Ferreira, Antônio
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - PUC-SP (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/9826/1/Antonio%20Ferreira.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 15/06/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 158 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados