Neste artigo, aborda-se a Mineração de Dados Educacionais (EDM), uma área recente de pesquisa que tem como principal objetivo o desenvolvimento de métodos para explorar conjuntos de dados coletados em ambientes educacionais. Aponta-se as condições que viabilizam a pesquisa da EDM no cenário internacional e quais os desafios para consolidar a área no Brasil. Além disso, indica-se o potencial impacto da EDM na melhora da qualidade dos cursos na modalidade educação a distância (EAD).
Mineração de Dados Educacionais: oportunidades para o Brasil
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 2011
- Autor(es): Baker, Ryan S.J.d. | Isotani, Seiji | Carvalho, Adriana
- Instituição(ões) relacionada(s): Sociedade Brasileira de Computação (Editora)
- Identificadores: ISSN 2317-6121
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/1301/1172
- Data de Acesso à Fonte: 12/08/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 11 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados