Neste artigo, identificam-se e analisam-se três perfis de liderança, como resultado de uma pesquisa produzida a partir de dados obtidos através de questionários aplicados a 68 diretores das escolas participantes na cidade do Rio de Janeiro do Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005. Estes perfis, controlados por tipo de rede e proficiência média em leitura, indicam que a gestão escolar do tipo predominantemente pedagógico é característica de escolas que apresentam os melhores resultados.
Identificação dos perfis de liderança e características relacionadas à gestão pedagógica em escolas eficazes
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 2011
- Autor(es): Polon, Thelma Lucia Pinto | Bonamino, Alicia Maria Catalano de
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0521.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 27/05/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 16 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados