Artigo

Identificação dos perfis de liderança e características relacionadas à gestão pedagógica em escolas eficazes

RESUMO

Neste artigo, identificam-se e analisam-se três perfis de liderança, como resultado de uma pesquisa produzida a partir de dados obtidos através de questionários aplicados a 68 diretores das escolas participantes na cidade do Rio de Janeiro do Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005. Estes perfis, controlados por tipo de rede e proficiência média em leitura, indicam que a gestão escolar do tipo predominantemente pedagógico é característica de escolas que apresentam os melhores resultados. 

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.