Dissertação

Educação escolar quilombola no Cariri Cearense: africanização da escola a partir de pedagogias de quilombo

RESUMO

O foco desta investigação se define, a partir de um trabalho voltado para a africanização curricular da escola quilombola Maria Virgem da Silva, marcado por uma pedagogia de quilombo e tem como objetivo investigar fatores do repertório cultural afrocarcarense que são importantes para o currículo escolar quilombola na comunidade em questão, tendo como referências, a Lei 10.639/03. O estudo permitiu concluir que é urgente que escolas quilombolas precisam desenvolver um trabalho pedagógico étnico racial por meio de pedagogias de quilombo.

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.