O artigo trata das potencialidades e limites de quatro perspectivas teóricas que vêm marcando presença em diagnósticos da escolarização básica. O exame crítico da produção científica internacional a partir da década de 1960 sobre o tema, particularmente no Brasil e na França, analisa as perspectivas: do sucesso-fracasso escolar, da inclusão-exclusão escolar, da igualdade-desigualdade educacional e do direito-dívida educacional.
Diagnósticos da escolarização básica: um confronto de perspectivas
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 06/2018
- Autor(es): Ferraro, Alceu Ravanello
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
- Identificadores: ISSN 1809-4465
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/ensaio/a/JD56NQD6Zw9xmFHSsH9WdHh/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 18/08/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 31 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial