O artigo aborda o desenvolvimento conceitual das comunidades de práticas nas três obras de Etienne Wenger e identifica os reflexos desse referencial nas pesquisas na área da Educação e Ensino no Brasil. Mapearam-se as pesquisas em Educação e Ensino e o corpus foi constituído por 46 pesquisas (20 dissertações e 26 teses) defendidas no período de 2005 a 2016. Wenger apresenta o conceito de comunidade de prática próximo da definição enfatizada na referida obra.
Conceito de comunidade de prática: um olhar paras as pesquisas na área de educação e ensino no Brasil
Sobre o documento
- Data de publicação: 06/2017
- Autor(es): Rodrigues, Márcio Urel | Silva, Luciano Duarte | Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Editora)
- Identificadores: ISSN 1676-8868
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.revistasbemsp.com.br/REMat-SP/article/view/31/pdf
- Data de Acesso à Fonte: 19/07/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 18 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial